Esta é a 27ª edição de OUÇA e LEIA,
onde você ouve uma historinha minha e lê o que está ouvindo
Clique neste LINK para ouvir
E siga lendo o texto abaixo!
______________________________
Olá, viajantes do Submarino Angolano
Aqui é Homero Ventura, direto do Brasil
Isto é Songfacts, a história de uma música
Hoje com Being For
The Benefit Of Mr.Kitee
John convoca: "Em honra do
Sr. Kite, haverá hoje à noite um show de acrobacia. Os Hendersons estarão todos
lá, vindos do parque de diversões de Pablo Fanque, mas que cena é essa!".
John teve a ideia de um cartaz do Século XIX, Era Vitoriana, anunciando as atrações, conforme colocou na canção! Era a segunda incursão de John nesse tipo de inspiração externa. Os trabalhos de Sgt. Pepper’s, em 1967, já haviam sido abertos com A Day In The Life, em que ele tirou inspiração das notícias de jornal, que abria com
I read the news today, oh boy…
e ainda seria inspirado por uma propaganda de sucrilhos com o galo cantando
Good Morning Good Morning Good Morning
yeah,
e voltaria a se inspirar em 68, numa terrível propaganda de armas, que ironizou em
Happiness Is Warm Gun Bang Bang Shoot
Shoot.
Paul, por sua vez, criou para Sgt. Pepper’s uma obra-prima baseada em uma notícia sobre uma garota buscando sua felicidade que terminava em
She’s Leaving Home Bye Bye
Paul disse que Being For The Benefit of Mr. Kite se fez sozinha, era o circo dentro da Parque de Diversões, estão lá os equilibristas, o cavalo dançarino, os trapezistas, os engulidores de fogo, etc. Modificaram um pouco do que estava no cartaz, afinal eram 21 e não 10 os malabares do desafio, e era Mr. H quem desafiava o mundo, e embaralharam a ordem das atrações, e tal, mas está tudo lá, inclusive
Henry, o cavalo, que dançava uma valsa
And of course, Henry the Horse, dances The Waltz
Só que não! Era um cavalo, vinha uma valsa, mas o cavalo do cartaz se chamava Zanthus, mas Henry soava melhor, por causa do duplo som de H que provocava com Horse, mas me contaram que havia outro motivo oculto... é que tanto Henry como Horse eram gírias, disfarçadas, de outra coisa que começava com a Letra H, Heroína, não o feminino de Herói, mas um disfarce para a droga Heroína, injetável. Então, expressões como "I'm on Henry" ou "I'm riding a Horse" eram entendidas como se as pessoas estivessem numa viagem alucinógena provocada pela Heroína. Aí, você junta Henry com Horse, numa canção dos Beatles, e, HELL, outro H, e critica-se a canção por ser alusão a drogas!!! É até contraproducente, porque 95% da população que nem tinha ideia dos apelidos acabava por conhecer e podia até ficar com vontade de cavalgar também. Ô gente imbecil!
A genialidade letrista dos compositores aparecia nos detalhes: eles colocavam os nomes dos astros principais do circo conforme as necessidades de rima e métrica. Então, quando era pra rimar com "night" usavam o nome "Mr. Kite", mas quando era pra rimar com "Saturday", usavam a abreviatura "Mr. K"; Quando o nome todo "Mr. Henderson" ia atrapalhar a métrica, usaram "Mr. H". Simples e genial assim!
The celebrated Mr. K
Performs his feat on Saturday
At Bishop's Gate
The Hendersons will dance and sing
As Mr. Kite flies through the ring
Don't be late!
Misters K and H assure the public
Their production will be second to none
E eu adoro essa expressão ‘second to none’ ou seja ‘segunda para ninguém’, ou seja, primeira!!
A estrutura da canção prescindiu de pontes ou refrões, são apenas versos, contando a convocação para assistirem ao espetáculo circense. São 5 versos, sendo dois deles instrumentais! O primeiro logo após a aparição de Henry, em ritmo de valsa, e o segundo, no final, após Mr. Kite is topping the bill!
Trecho da
Digital Remaster Verso instrumental final,
Eu digo que a canção é de
John porque ele comprou o cartaz, durante uma filmagem em Kent,
John enquadrou e colocou o cartaz numa parede de sua casa,
John namorou o cartaz e disse: 'Isso dá jogo!",
John escreveu as primeiras linhas,
John teve a ideia da melodia.
Mas Paul contribuiu bastante, e eu até posso deduzir aonde, na estrutura de rimas internas! Pense em You Won't See Me, que veio antes, e em Hey Jude, que viria depois, e veja se não há aquela engenhosidade de rimar sílabas finais de uma linha com uma sílaba interna da linha seguinte! As rimas internas acontecem aqui em Mr Kite nas 4 primeiras frases dos 3 longos versos com letras.
E elas aparecem também DENTRO da sétima e última linha de cada um dos versos. Senão, vejamos, nas frases finais:
In this way Mr. K will challenge the
world!
And of course Henry the Horse dances the
waltz!
And tonight Mr. Kite is topping the bill!
A canção do circo de Mr Kite é uma das mais complexas da carreira
dos Beatles, a começar pela estranha base, que tinha
• George
Martin no harmônio (sim, o Maestro também participa de uma base),
• Paul
já fazendo maravilhas no baixo,
• Ringo
na bateria (sim, aquele prato dá o clima de marcha circense),
• John
no guia vocal (sim, lembrando aos velhos tempos) e
• George
no chocalho (sim, sua guitarra ficou descansando, até o final da canção!).
Trecho da base Take 1 e Take 4 antes dos efeitos
O clima de circo nos versos foi garantido por Ringo, uma rufada de suspense na caixa (trrrr) e depois chimbal com tambor (tchii-pum, tchiii-pum, tchiii-pum) e, no primeiro verso instrumental, a espetacular mudança para ritmo de valsa (pa-pa-pum, pa-pa-pum pa-pa-pum), e de volta ao original nos versos seguintes. Brilhante! Pra não repetir 'genial'!
Trecho da bateria de Ringo
A complexidade da canção veio nas sessões de gravação por causa
das vontades de John. Ele queria que ela soasse como um parque de diversões
daquele século, queria “sentir o cheiro de serragem no chão”, Isso gerou uma
espetacular sequência de overdubs inéditos, inovativos, cheios de trucagem.
A canção começacom John e George tocando gaitas enormes na abertura e em outros momentos.
Trecho do
início da versão oficial
Quando entra a valsa, no primeiro verso instrumental, John queria uma dança colorida, um verdadeiro redemoinho de sons, necessário ao efeito de circo, mas George Martin chamou John num canto e confessou que não tinha habilidade no teclado para tocar naquela velocidade, então propôs que John tocasse a base num órgão Hammomd, porém na metade da velocidade, e em uma oitava abaixo, enquanto ele fazia o mesmo no seu elaborado dedilhado em outro órgão. Depois, na edição, dobrariam a velocidade! Martin já havia feito o mesmo para dar o som de cravo ao piano em In My Life.
Ponte de George Martin em In My Life
Reparem com ficou perfeito aqui no circo de Mr. Kite atendendo ao pedido de John!
Trecho dos
órgãos de John e de George Martin
E veio Paul com uma guitarra fantástica na metade final do verso, note bem!!
Trecho
guitarra de Paul no trecho em valsa
E vieram as perfeitas harmonias vocais de Paul e George, nas 3 frases que terminam os três versos com letra.
In this way Mr. K will challenge the
world!
And of course Henry the Horse dances the
waltz!
And tonight Mr. Kite is topping the
bill!
Entretanto, faltava UM OUTRO som, que John queria.
George Martin até tentou comprar, ou alugar, um órgão a vapor, da época, ou um Calíope novo, mas que tivesse aqueles tubos, românticos, do passado! Não conseguiu, nem um nem outro. Partiu pra solução caseira. Pensou-se em usar gravações de estúdio do instrumento, eles as tinham aos montes, mas não podiam simplesmente usá-las, pois seriam identificadas!
E veio A IDÉIA!
O resultado é bem ouvido parte no verso em valsa, mas principalmente no verso instrumental final, em diversos pontos! Preste atenção! Primeiro OUÇA!
Organ +
Calliope Tape
Agora, vou tentar explicar. Antes, lembrem-se que era 1967, 55 anos atrás, onde tudo era analógico, então quando se falava em cortar um trecho, não tinha nada de digital, significava pegar uma tesoura e cortar efetivamente a fita de gravação! Martin chamou o produtor Geoff Emmerick e orientou que pegasse vários daqueles trechos de fita gravada do estoque e cortasse em pedaços de 30 centímetros, juntasse tudo na mão e jogasse tudo pro alto, depois pegasse uma a uma do chão e juntasse com a seguinte, colasse mesmo, com durex, e assim por diante até chegar a uma pérola de aleatoriedade magnífica! Genial!! (De novo!!)
Nem precisa dizer que John e os demais Beatles amaram o resultado, e o mundo da música se espantou, mais uma vez, com a genialidade do Maestro.
Quanta inventividade numa canção de menos de três minutos! Bem, é claro que uma canção complexa como aquela jamais seria tocada ao vivo com os recursos da época, mesmo que os Beatles ainda estivessem na estrada. Eles haviam desistido da prática de shows quase um ano antes.
Felizmente, Paul nos resgatou. Ele fica tranquilo em declarar que a canção é uma coautoria de fato com John. e a vem tocando desde 2013, um presente para nós, e já foram mais de 230 vezes!
Há um tempo, perguntado sobre qual linha de baixo era a mais difícil de ser tocada, ele pensou só um pouco e disse: Being For The Benefit of Mr. Kite.
Linha de
Baixo Verso 2 e instrumental valsa
É difícil cantá-la e tocá-la sem olhar para o instrumento.
E quando assistir a seu desempenho ao vivo, note como ele olha para sua mão direita (lembre-se ele é canhoto), desfilando pelo braço de seu baixo Hoffner!
Este link a partir de 1:06
E venha com a gente ao Circo de Mr. Kite…. Lá da década de 60, não… lá do Século XIX
Being For The
Benefit Of Mr. Kite
Verso 1
For the benefit of Mr. Kite
There will be a show tonight
On trampoline
The Hendersons will all be there
Late of Pablo Fanque's Fair
What a scene
Over men and horses, hoops and garters
Lastly, through a hog's head of real fire
In this way Mr. K will challenge the world
Verso 2
The celebrated Mr. K
Performs his feat on Saturday
At Bishop's Gate
The Hendersons will dance and sing
As Mr. Kite flies through the ring
Don't be late!
Misters K and H assure the public
Their production will be second to none
And, of course, Henry the horse dances the waltz
Verso 3 - Instrumental Valsa
Verso 4
The band begins at ten to six
When Mr. K performs his tricks
Without a sound
And Mr. H will demonstrate
Ten somersets he'll undertake
On solid ground
Having been some days in preparation
A splendid time is guaranteed for all
And tonight Mr. Kite is topping the bill
Verso 5 - Instrumental
Mais novidades sobre os Beatles, nas próximas edições do Submarino Angolano.
Demais edições do OUÇA e LEIA
- Neste LINK - A Origem dos Beatles
- Neste LINK - Homenagem a Buddy Holly
- Neste LINK - 1º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 2º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 3º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 4º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - 5º Capítulo do Projeto Medley
- Neste LINK - O Projeto Medley
- Neste LINK - O 6º Compacto.
- Neste LINK - The Ballad Of John And Yoko
- Neste LINK - Happiness Is A Warm Gun
- Neste LINK - While My Guitar Gently Weeps
- Neste LINK - You Know My Name (Look Up The Number)
- Neste LINK - A 1ª Década Sem The Beatles - Going Solo
- Neste LINK - A 2ª Década Sem The Beatles - Década de Luto
- Neste LINK - A 3ª Década Sem The Beatles - Antológica
- Neste LINK - A 4ª Década Sem The Beatles - NakedLove090909
- Neste LINK - A 5ª Década Sem The Beatles - Cinquentenária
- Neste LINK - A 6ª Década Sem The Beatles - The Get Back Decade
- Neste LINK - Os Números nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes de Gente nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Nomes Próprios nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - Os Animais nas Canções dos Beatles
- Neste LINK - A Parceria Lennon / McCartney
- Neste LINK - Os Beatles de Ringo Starr
- Neste LINK - Songfacts de Eight Days A Week
Uma verdadeira aula sobre composição musical. Parabéns Homerix!
ResponderExcluirMaravilha de texto!
ResponderExcluirLer o texto é um convite irrecusável de ouvir novamente a música mesmo já tendo ouvido duzentas mil vezes. E posso garantir que será como ouvir pela primeira vez agora sabendo de tantos detalhes.
ResponderExcluirUma aula cultural e lúdica.
ResponderExcluir